Em 2021 foi aberta a exposição ‘Histórias do Vivido: Semeando Esperança em Brumadinho’, iniciativa do instituto Inhotim, localizado em Brumadinho. Sob a coordenação de Sávia Dumont, do instituto ICAD, foram bordadas mandalas, individualmente, e painéis coletivos. As mulheres de Brumadinho tiveram a oportunidade de conhecer e aprimorar a técnica do bordado em oficinas que se iniciaram presencialmente, e se tornaram virtuais, com o aprofundamento da pandemia de covid. Em dezembro fizemos uma visita ao Inhotim com nossas alunas de bordado, crochê e costura, num momento de celebração de um ano ainda tão desafiante para nós de Brumadinho, e todos que compartilhamos a pandemia do corona vírus.
Através do educativo do Inhotim, visitamos a obra Ttéia de Lygia Pape _ obra feita por uma mulher e que usa fios para criar suas espacialidades; visitamos o vandário do Instituto, um local mágico, e por fim visitamos a exposição têxtil. Foi uma oportunidade de refletirmos sobre o quanto colocamos de nós mesmos no nosso fazer manual, de compartilhar outras possibilidades de expressão e verificar como é rico ir de encontro ao universo do outro.
Só temos a agradecer por estarmos juntas, fazendo nossas trocas de afetividade, de suporte e de intimidade. Compartilhamos aqui algumas imagens desse belo dia e agradecemos ao Instituto Inhotim pelo apoio para a realização da visita coletiva.